terça-feira, 11 de outubro de 2016

Orações Diárias

Das Orações
Diárias do Cristão


Oração da Manhã

Ao despertar:
Jesus! Maria!
† Pelo sinal da santa cruz † livre-nos Deus, Nosso Senhor, † dos nossos inimigos.
† Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.

Tudo por Vós, sacratíssimo coração de Jesus!

Ao levantar-se:

 Meu Senhor Jesus Cristo crucificado, em vosso nome me levanto; abençoai-me, defendei-me de todo o mal e conduzi-me á vida eterna.

Ao vestir-se:

 Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
 O pão nosso de cada dia nos dai hoje; e perdoai as nossas dividas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal. Amém.
 Ave Maria, cheia de graça, o Senhor e convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
 Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
 Jesus, meu Deus, eu vos amo sobre  todas as coisas! 
(300 dias de indulg. cada vez)

Doce Coração de Jesus, sede o meu amor!
Doce Coração de Maria, sede minha salvação!

     Ato de adoração e agradecimento.

 Meu Senhor e meu Deus, humildemente Vos adoro em união com todos os Santos e Anjos. Eu vos dou graças por vosso infinito amor, particularmente porme haverdes conservado com tanta bondade e misericórdia até hoje.
 Santo, Santo, Santo sois vós Senhor Deus dos exércitos. A terra está cheia de vossa glória. Glória ao Pai, glória ao Filho, glória ao Espírito Santo!
(100 dias de indulg. cada vez)

     Ato de amor e consagração.

 Meu Pai celestial, eu vos amo de todo o meu coração, de toda a minha alma e com todas as minhas forças; só para Vós quero viver e morrer. Eu Vos consagro, pelo sacratíssimo Coração de Jesus, vosso divino Filho, e pelo Coração Imaculado de maria, sua Mãe, meu corpo e minha alma. Ofereço-Vos, juntamente com o precioso Sangue de Jesus e com os merecimentos de Maria Santíssima e de todos os Santos, os meus pensamentos, palavras, obras e sofrimentos deste dia. Seja tudo, ó meu Deus, por vosso amor e para vossa maior glória! Dai-me, Senhor, para tudo a vossa divina graça e benção celeste.
 Seja feita, louvada e eternamente exaltada a justíssima, altíssima e amabilíssima vontade de Deus em todas as coisas! 

 Onipotência de Deus Pai, socorrei a minha fragilidade e trai-me do abismo da minha miséria.
 Sabedoria do Filho, dirigi todos os meus pensamentos, palavras e ações.
 Amor do Espírito Santo, sede o princípio de todas as operações de minha alma, para que sejam sempre conformes ao divino beneplácito.

 Encomendo-me em todas as santas missas e boas obras, e faço tensão de ganhar todas as indulgências que hoje puder ganhar.
 Abençoai também, ó meu Deus, a meus pais, irmãos, parentes e a todos os homens, e dai ás almas dos fiéis defuntos o eterno descanso por vossa infinita misericórdia. Amém.

      Renovação das promessas do batismo.

 Renuncio hoje a Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas pompas.
 A Vós, meu Jesus, prometo fé e fidelidade, quero ficar fiel ao vosso amor até a morte.
 Afasta-te de mim, Satanás! Pertenço a Jesus, e só a Jesus quero servir.
 Meu amabilíssimo Jesus, não permitais que hoje por algum pecado me separe de Vós.

      Consagração a Maria Santíssima.

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós. E em prova da minha devoção para convosco Vos consagro neste dia, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.
 Ave Maria, etc.
 Ó Maria, dai-me a vossa benção maternal.

      Ao S. Anjo da guarda e aos Santos.


 Santo Anjo do Senhor,
 Meu zeloso guardador,
 Se a ti me confiou a piedade divina,
 Sempre me rege e guarda, governa e ilumina. Amém
 São José, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa de Lima e todos os Santos e Anjos, rogai por mim. Amém
 Pai Nosso, Ave Maria, Gloria Patri.

Ato de fé.

Ó meu Deus, creio firmemente tudo o que Vós revelastes e nos ensinais pela Santa Igreja Católica Romana, porque Vós, Senhor, sois a Verdade infalível; e nesta santa fé quero viver e morrer. Ó Jesus, aumentai a minha fé.

Ato de esperança. 

Ó meu Deus, eu espero com firme confiança que pelas promessas e merecimentos infinitos de Jesus Cristo, vosso Filho, me dareis a vossa graça neste mundo e a vossa glória no outro, porque assim o prometestes e sois fiel nas vossas promessas.
 Nesta esperança quero viver e morrer. Ó Jesus, fortificai a minha esperança.

Ato de caridade.

Ó meu Deus, eu Vos amo de todo o meus coração, de toda a minha alma, com todas as minhas forças e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e digno de todo o amor. Amo também o meu próximo como a mim mesmo por amor de Vós. Neste santo amor quero viver e morrer. Ó Jesus, inflamai cada vez mais o meu amor! Amém.


Ato de contrição.

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; e proponho firmemente, ajudado com os auxílios da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão de minhas culpas, por vossa infinita misericórdia. Amen.



Oração da noite.
Antes de recolher-te a dormir, lembra-te de Deus, ajoelha-te e dize:

† Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ato de adoração.

Bendito seja Deus, nosso Senhor, que tão benignamente atendeu as minhas orações. Bendito seja o seu santo Nome por toda a eternidade! A Ele volta-se minha alma no fim deste dia. A Ele levanto as minha mãos nesta noite. Na sua paz vou dormir e descansar, pois só Ele é minha esperança e consolação, meu Deus e meu tudo. A Ele glória e adoração por todos os séculos dos séculos. Amém.

Ação de graças.

Ó Pai de misericórdia, meu Deus e Criador, eu Vos adoro de todo o meu coração, e Vos dou graças por todos o benefícios que hoje e sempre me tendes feito. Quando me amastes deste toda a eternidade! Com quanta misericórdia ainda hoje me conservastes! Todos os Anjos e Santos, louvai comigo o Deus de amor e bondade. Louvai ao Senhor, todas as criaturas, porque Ele é bom e Sua misericórdia permanece eternamente!

Breves atos de fé, esperança e caridade.

 Ó meu Deus, creio em Vós, porque Vós sois a eterna verdade; aumentai a minha fé.

 Ó meu Deus, espero em Vós, porque sois a infinitamente fiel nas Vossas promessas; frutificai a minha esperança.

 Ó meu Deus, amo-Vos, porque sois infinitamente amável; inflamai o meu amor.
 Nesta fé, nesta esperança e neste amor quero viver e morrer. Amém.

Exame de consciência.

 Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor.

 Vinde, divina luz das almas!

 (Faze uma pausa para examinar a tua consciência sobre as faltas que possas ter cometido durante o dia. Depois pede perdão a Deus.)

Ato de contrição. 

 Ó meu Deus, meu Pai amorosíssimo, com toda a dor de minha alma eu me acuso de Vos ter hoje muitas vezes ofendido por minha culpa, por minha culpa, por minha tão grande culpa.  Pesa-me, meu Deus, de ter sido tão ingrato. Perdoai-me, Senhor, pela sagrada paixão e morte e pelo Sangue de Jesus Cristo, Vosso filho Unigênito. Proponho firmemente mediante Vossa santa graça, emendar-me. Ajudai-me, abençoai-me e defendei-me contra o espírito maligno nesta noite e sempre, na vida e na morte.
 Senhor Deus, misericórdia!
 Senhor Deus, pequei, misericórdia!
 Senhor Deus, por Vossa Mãe Santíssima, misericórdia!

 Dulcíssimo Coração de Jesus, repouso suavíssimo das almas que Vos amam, a Vós recomendo nesta noite meu coração, meu corpo e minha alma, para que os defendais de todos os perigos e impuras ilusões. Coração amorosíssimo de meu Jesus louvai esta noite em meu lugar a Santíssima Trindade tantas vezes quantas palpitar o meu coração; recebei em Vós todas as minhas respirações e oferecei-as ao Altíssimo como outras tantas chamas vivas de amor.

 (Santa Meechtildes.)

 Nas Vossas mãos, senhor, encomendo a minha alma; descansarei em Vossa paz.

Salve Rainha.

 Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos os degredados filhos de Eva; a Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria.
  V.  Rogai por nós, santa Mãe de Deus,   R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Ave Maria, etc.



 Ó Maria, concebida sem pecado! Rogai por nós que recorremos a vós.

Jesus, Maria, José, meu coração vos dou e minha alma.
Jesus, Maria, José, assisti-me na última agonia.
Jesus, Maria, José, expire eu em paz em Vossas companhias. Amém.


 Meu Santo Anjo da guarda, todos os Santos e Anjos, eu vos agradeço o amor com que hoje intercedestes por mim. Novamente recomendo-me á vossa proteção. Defendei-me nesta noite das ciladas do demônio e bendizei ao Senhor em meu lugar. Rogai por mim agora e na hora da minha morte. Amém.

 (Reza 3 Pai Nosso, 1 pelos vivos, 1 pelos moribundos, 1 pelos defuntos.)

Oração para alcançar uma boa morte.
  Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor. Ó meu Deus, ei de morrer com certeza, mas não sei quando, nem de que modo, nem onde. Só uma coisa sei, que perecerei eternamente, se expirar em algum pecado mortal. Beatíssima Virgem Maria, Santa Mãe de Deus, rogai por mim pecador agora e na hora de minha morte. Amém.

Retirado do livro: Adoremus - Manual de Orações e Exercícios Piedosos - D. Frei Eduardo José Heberhold O.F.M (1929).
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Padre Pio Blog | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com