sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Estudo sobre o primeiro artigo do Credo

Vamos estudar um pouco sobre a nossa profissão de fé



Primeiro artigo do Credo

“Creio em Deus Padre todo-poderoso, criador do Céu e da Terra”

“Estas palavras querem dizer: Creio com toda a certeza, e sem nenhuma hesitação confesso a Deus Pai, a primeira Pessoa da Santíssima Trindade, que pela virtude de sua onipotência criou do nada o próprio Céu, a Terra, e tudo que se contém em suas dimensões; que sustenta e governa todas as coisas criadas. E não só de coração o creio, e de boca o confesso, mas com o maior afeto e filial piedade a Ele me entrego, por ser o bem sumo e perfeito.

“Neste lugar, a palavra ‘creio’ não tem a significação de ‘pensar’, ‘julgar’, ‘dar opinião’. Conforme a doutrina da Sagrada Escritura, significa uma adesão absolutamente certa, pela qual a inteligência aceita, com firmeza e constância, os mistérios que Deus lhe manifesta. Só crê propriamente quem está certo de alguma verdade, sem a menor hesitação. Quem diz ‘creio’ exprime a íntima aquiescência da alma, que é o ato interior da fé. Deve, porém, externar em pública profissão a fé que lhe vai na alma, e manifestá-la com a maior expansão de alegria”¹.

De Deus Padre e da Criação²

Sabemos que há Deus porque a nossa razão no-lo demonstra e a fé no-lo confirma.

Deus é Pai: 1º) porque é Pai, por natureza, da segunda Pessoa da Santíssima Trindade, isto é, do Filho por Ele gerado; 2º) porque é Pai de todos os homens que criou, conserva e governa; 3º) porque finalmente é Pai, pela graça, de todos os bons cristãos, os quais, por isso, se chamam filhos adotivos de Deus.

O Pai é a primeira Pessoa da San­tíssima Trindade porque não procede de outra Pessoa, mas é o princípio das outras duas, isto é, do Filho e do Espírito Santo.

Deus é todo poderoso porque pode fazer tudo o que quer, embora não possa pecar nem morrer, porque poder pecar ou morrer não é efeito de potência, mas de fraqueza, a qual não pode existir em Deus, que é perfeitíssimo.

Deus é Criador do Céu e da Terra. Criar quer dizer fazer do nada; portanto, Deus diz-se Criador do Céu e da Terra porque fez do nada o Céu e a Terra e todas as coisas que no Céu e na Terra se contêm, isto é, no universo.

O mundo foi criado igualmente pelas três Pessoas divinas, porque tudo aquilo que uma Pessoa faz relativamente às criaturas, o fazem, num mesmo ato, também as outras.

A criação é atribuída particularmente ao Padre porque é efeito da onipotência divina, a qual se atribui especialmente ao Pai, como se atribui a sabedoria ao Filho e a bondade ao Espírito Santo, se bem que as três Pessoas têm a mesma onipotência, sabedoria e bondade.

Deus cuida do mundo e de todas as coisas que criou, conserva-as e governa-as com a sua infinita bondade e sabedoria, e nada sucede no mundo sem que Deus o queira ou permita, porque há coisas que Deus quer e manda, e outras que Ele não quer, porém não impede, como o pecado.

E Deus não impede o pecado porque sabe tirar um bem até do abuso que o homem faz da liberdade que lhe concedeu, e assim fazer resplandecer sempre mais a sua misericórdia ou a sua justiça.

Referências 

1. Catecismo dos Párocos, redigido por decreto do Concílio Tridentino, publicado por ordem do Papa São Pio V, dito vulgarmente CATECISMO ROMANO, versão fiel da edição autêntica de 1566, com notícia histórica e análise crítica pelo Pe. Valdomiro Pires Martins, Editora Vozes, Petrópolis, 1962, 2a. edição, p. 77.

2. Todos os textos apresentados sem aspas foram extraídos do Catechismo Maggiore promulgato da San Pio X, Roma, Tipografia Vaticana, 1905, Edizione Ares, Milão.
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