quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Estudo sobre o nono artigo do Credo


“Creio na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos”


  A Igreja Católica representada enquanto Fortaleza da Fé - defensora do "depósito da fé" contra os ataques de seus inimigos.

§ 1º - Da Igreja em geral*

O nono artigo do Credo nos ensina que Jesus Cristo fundou sobre a Terra uma sociedade visível, que se chama Igreja Católica, e que todas as pessoas que fazem parte desta Igreja estão em comunhão entre si.

Depois do artigo que trata do Espírito Santo, trata-se, em seguida, da Igreja Católica, para indicar que toda a santidade da Igreja procede igualmente do Espírito Santo, que é o Autor de toda santidade.

A palavra Igreja significa convocação ou reunião de muitas pessoas.

Fomos chamados para a Igreja de Jesus Cristo por uma graça particular de Deus, para que, com a luz da fé e a observância da Lei divina, Lhe rendamos o devido culto e alcancemos a vida eterna.

Os membros da Igreja encontram-se parte no Céu, e formam a Igreja Triunfante; parte no Purgatório, e formam a Igreja Padecente; e parte sobre a Terra e formam a Igreja Militante.

Estas diversas partes da Igreja constituem uma só Igreja e um só corpo, porque têm a mesma cabeça, que é Jesus Cristo, o mesmo espírito que as anima e une, e o mesmo fim, que é a felicidade eterna, a qual alguns já gozam e outros esperam gozar.

Este nono artigo do Credo refere-se principalmente à Igreja Militante,  que é a Igreja na qual atualmente nos encontramos.

 § 2º - Da Igreja em particular
A Igreja Católica é a sociedade ou congregação de todos os batizados que, vivendo sobre a Terra, professam a mesma fé e a mesma lei de Cristo, participam dos mesmos Sacramentos e obedecem aos legítimos Pastores, principalmente ao Romano Pontífice.

Para ser membro da Igreja é necessário ser batizado, crer e professar a doutrina de Jesus Cristo, participar dos mesmos Sacramentos, reconhecer o Papa e os outros legítimos Pastores da Igreja.

Entre tantas sociedades que foram fundadas por homens e que se dizem cristãs, pode-se facilmente distinguir a verdadeira Igreja de Jesus Cristo por quatro sinais: Ela é Una, Santa, Católica e Apostólica.

A verdadeira Igreja se diz Uma, porque seus filhos, de qualquer tempo ou lugar, estão unidos entre si pela mesma fé, no mesmo culto, na mesma lei, e na participação dos mesmos Sacramentos, sob o mesmo chefe visível, o Romano Pontífice.

Não pode haver mais de uma Igreja, porque, assim como só há um Deus, uma só Fé e um só Batismo, do mesmo modo não há e não pode haver senão uma só Igreja verdadeira.

* Catechismo Maggiore promulgato da San Pio X, Roma, Tipografia Vaticana, 1905,  Edizione Ares, Milano.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Padre Pio Blog | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com