A saúde de Padre Pio foi precária desde sua mocidade, e declinou rapidamente na sua senilidade¹.
Em abril de 1959, quando tinha 72 anos, caiu gravemente doente, afetado por uma pleurisia². Ele cessou de atender confissões, de tomar conhecimento da sua correspondência, de dar a benção do Santíssimo Sacramento aos fiéis, e de celebrar a Missa, devendo permanecer praticamente imobilizado na sua cama.
Em maio desse ano , teve uma violenta recaída. Os sintomas indicavam um agravamento muito perigoso. Estava tão abalado que, segundo os médicos, dava para ter morrido três vezes.
No dia 5 de agosto chegou a San Giovanni Rotondo, num helicóptero, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima (a mesma que choraria em Nova Orleans em 1972, e que viria várias vezes ao Brasil).
Quanto o helicóptero ia aterrissar, desviou-se bruscamente de sua rota e tomou a direção do convento capuchinho para receber do Padre Pio a sua primeira saudação. Em pé junto à janela do coro, ele fez um gesto de mão e depois agitou um lenço, enquanto as lágrimas inundavam seu rosto. Mas esse esforço o obrigou, pouco depois, a se pôr novamente na cama.
No dia seguinte, 6 de agosto, antes de ser levada no helicóptero para outra cidade, a Imagem peregrina deu 3 voltas acima do convento.
Vendo partir a Virgem, o Padre a "repreendeu", não sem certa desilusão: "Assim tu vais embora sem me dar uma benção?". Subitamente ele teve um arrepio, seguido de uma sensação de calor e de bem estar. Totalmente restabelecido, contou isso ao Padre Giustino, que estava ao lado dele; contente ele também, não pôde se impedir de comunicar sua alegria aos outros frades.
Aludindo a sua doença, o Padre Pio declarou que no dia 7 ao Padre Alberto de San Severo: "A Madonna tinha-me dado a doença, a Madonna tirou-me a doença."
1. Senilidade - Um dos últimos passos no processo chamado envelhecimento. A senilidade ocorre quando o envelhecimento acarreta um esmorecimento da memória e dificuldades físicas.
2. Pleurisia - é a inflamação das pleuras, tecidos que revestem os pulmões.
Tirado do livro (Padre Pio de Giovanni Cavagnari)
0 comentários:
Postar um comentário