As pessoas acham que basta se confessar e os nossos pecados não pesarão na balança da justiça Divina, mas não é bem assim.
Quando pecamos, adquirimos para nós a culpa e apena, ou seja o pecado tem uma dupla consequência, a culpa do pecado é apagada na confissão, em uma confissão bem feita e com o sincero propósito de arrependimento, que não é apenas um sentimento, e fica para repararmos esse pecado, ou seja a pena. A pena pode ser paga com as indulgências, todos os dias podemos adquirir uma indulgência, desde cumpramos todas a exigências necessárias, senão pagarmos a pena aqui na terra, teremos que paga-la no purgatório. Com as indulgências suprimos os anos que iriamos passar no purgatório por causa daquele pecado cometido, já se o pecado for mortal, corremos o risco de ir para o inferno, se não fizermos uma contrição perfeita do pecado, essa condição é válida se o fiel não puder se confessar naquele dia, se tiver feito a contrição perfeita, caso venha a falecer, não vai para o inferno, mas, deve se fazer o compromisso de assim que puder o quanto antes se confessar. Para concluir, a contrição perfeita é o sincero desejo de arrependimento, não é simplesmente um sentimento, mas o desejo profundo do perdão de Deus, e como o nome já diz, perfeita, devemos nos opor ao pecado e não sermos apegados, por isso que uma das condições para a contrição perfeita é o desapego do pecado, seja ele venial ou mortal.
De acordo com o Catecismo:
¹"A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, (remissão) que o fiel bem-disposto obtém, em condições determinadas, pela intervenção da Igreja que, como dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações (isto é, dos méritos) de Cristo e dos santos."
"A indulgência é parcial ou plenária, conforme liberar parcial ou totalmente da pena devida pelos pecados." Todos os fiéis podem adquirir indulgências (...) para si mesmos ou aplicá-las aos defuntos.
Condições necessárias para adquirir indulgência plenária:
- Estar na graça de Deus
- Não ter apego ao pecado *Seja mortal ou venial
- Rezar pelo Santo Padre
- Realizar uma das obras:
+Rezar uma Via Sacra
+Rezar o Terço em comunidade (em família)
+Fazer uma hora de leitura da Bíblia
+Fazer uma hora de adoração ao Santíssimo
Existe outras indulgências que a Igreja dá em determinadas épocas.
Per Deum et Per Reginam
Por: Padre Pio Blog
0 comentários:
Postar um comentário