Décimo Artigo do Credo
“Na remissão dos pecados”*
O décimo artigo do Credo nos ensina que Jesus Cristo deixou à sua Igreja o poder de perdoar todos os pecados, por numerosos e graves que sejam, porque deu-lhe pleno poder de ligar e desligar.
Os que, na Igreja, exercem o poder de perdoar os pecados são: em primeiro lugar o Papa, o qual é o único que possui a plenitude de tal poder; depois os Bispos e, sob sua dependência, os sacerdotes.
A Igreja perdoa os pecados pelos méritos de Jesus Cristo, conferindo os Sacramentos por Ele instituídos para este fim, principalmente o Batismo e a Penitência.
Undécimo Artigo do Credo
“Na ressurreição da carne”*
O décimo primeiro artigo do Credo nos ensina que todos os homens ressuscitarão, retomando cada alma o corpo que tinha nesta vida.
A ressurreição dos mortos ocorrerá por virtude de Deus onipotente, a Quem nada é impossível. Isso será no fim do mundo, e depois seguir-se-á o Juízo universal.
Deus quer a ressurreição dos corpos porque, tendo a alma obrado o bem ou o mal unida ao corpo, seja também com ele premiada ou punida.
Haverá grandíssima diferença entre os corpos dos eleitos e os dos condenados, porque somente os corpos dos eleitos terão, à semelhança de Jesus Cristo ressuscitado, os dons dos corpos gloriosos. Esses dons que adornarão os corpos gloriosos dos eleitos são: 1º, a impassibilidade, pela qual eles não poderão mais estar sujeitos aos males, nem dores de nenhuma espécie, nem necessidade de alimento, de repouso ou qualquer outra coisa; 2º, a claridade, pela qual resplandecerão como o sol e as estrelas; 3º, a agilidade, pela qual poderão passar, num momento e sem fadiga, de um lugar a outro e da terra ao Céu; 4º, a sutileza, pela qual poderão, sem obstáculo, penetrar qualquer corpo, como fez Jesus Cristo ressurrecto.
Os corpos dos condenados serão privados dos dons dos corpos gloriosos dos bem-aventurados e portarão a horrível marca da eterna reprovação.
_____________
* Catechismo Maggiore promulgato da San Pio X, Roma, Tipografia Vaticana, 1905, Edizione Ares, Milano.